https://recriai.emnuvens.com.br/revista/issue/feedRevista Ibero-Americana de Criatividade e Inovação - RECRIAI2025-08-08T10:54:03-03:00Secretariarevista_recriai@criabrasilis.org.brOpen Journal Systems<p>ISSN <strong>2675-2093 </strong></p> <p>A <strong>Revista Ibero-Americana de Criatividade e Inovação - RECRIA</strong>I <em>(Iberoamerican Journal of Creativity and Innovation)</em> é um periódico de publicação científica de caráter multidisciplinar, com temática voltada para a criatividade e inovação nas diversas áreas e é mantida pela <strong>Associação Brasileira de Criatividade e Inovação - CRIABRASILIS</strong>. Iniciou suas atividades no ano de 2020 com periodicidade semestral. A partir do ano de 2022 adotou o sistema de publicação em <strong>Fluxo Contínuo.</strong></p>https://recriai.emnuvens.com.br/revista/article/view/125Relação entre criatividade figural e garra em adolescentes e adultos2025-03-18T10:05:39-03:00Tatiana de Cassia Nakanotatiananakano@hotmail.comGabriela Fodor Filócomotatiananakano@hotmail.comGiovanna Martins Souzatatiananakano@hotmail.comNina Pacola Iustatiananakano@hotmail.comPaloma do Nascimento Vilverttatiananakano@hotmail.comLuana Conte Zanardotatiananakano@hotmail.com<p>Considerando-se que a criatividade é um potencial que se encontra presente em todos os indivíduos, o estudo buscou investigar a relação entre esse construto e a garra, em adolescentes e adultos, como parte dos estudos voltados à investigação das evidências de validade com base em variáveis externas do tipo divergente de um teste de avaliação da criatividade. A amostra foi composta por 138 participantes, com idades entre 18 e 58 anos (<em>M</em> = 22,7; <em>DP</em> = 7,8), 78,2% do sexo feminino, com ensino superior. Os participantes responderam ao Teste de Criatividade Figural versão adolescentes e adultos (TCF-AA) e a Escala de Avaliação da Garra versão internacional em língua portuguesa (EAGRIT-LP). Os resultados, comparados por meio da correlação de Spearman, indicaram ausência de correlações significativas entre os dois construtos. As evidências de validade investigadas foram confirmadas visto que, no presente estudo, criatividade e a garra não se mostram construtos relacionados.</p>2025-03-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://recriai.emnuvens.com.br/revista/article/view/129A marca tem que sambar: o carnaval carioca como linguagem em design gerativo2025-06-23T16:54:42-03:00Herom Vargas heromvargas50@gmail.comRafael Campoycampoyrf@gmail.com<p>A história demonstra que as tecnologias são um dos elementos que alteram a linguagem artística e a técnica projetual. Nessa linha, apresenta-se uma discussão acerca das relações entre tipografia e identidade visual, a partir do uso contemporâneo do design gerativo. Para tanto, a marca Carnaval Rio é analisada como estudo de caso, sob a perspectiva do Sistema da Criatividade, proposto por Csikszentmihalyi (1998). Se a marca tinha que sambar, as observações apontam para a estreita relação entre a evolução da linguagem tecnológica e o design gerativo, ao redefinir e ampliar os horizontes dos elementos visuais da marca, sobretudo o da tipografia, enquanto técnica, processo criativo e elemento cultural.</p>2025-06-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Herom Vargas , Rafael Campoyhttps://recriai.emnuvens.com.br/revista/article/view/131O pensamento criativo como estratégia competitiva das empresas: uma abordagem teórica2025-06-24T14:57:05-03:00Elói Jorgeedias@uvigo.galSara Teixeirasarat@iscap.ipp.pt<p>A criatividade constitui um elemento central na diferenciação empresarial e na construção de vantagens competitivas. Adotada como um fator crucial para a gestão estratégica, possibilita às empresas não apenas o desenvolvimento de soluções inovadoras, mas também a capacidade de enfrentar desafios num ambiente em constante transformação. O presente artigo explora o contexto histórico, as técnicas, os métodos e as aplicações do pensamento criativo nos domínios académico e empresarial, destacando a sua relevância para a inovação, a adaptação e a resiliência organizacional. São analisadas as relações entre criatividade e inovação, bem como as ferramentas e metodologias que estimulam a criatividade no contexto organizacional. O objetivo é identificar oportunidades para investigação futura, destacando a importância da promoção de ambientes criativos e inovadores, e sensibilizar os decisores para uma realidade que deverá passar de implícita para explícita.</p>2025-06-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://recriai.emnuvens.com.br/revista/article/view/133Criatividade e inovação em séries sobre viagens no tempo2025-08-08T10:54:03-03:00Lisete Barlachlisbar@usp.br<p>O artigo discute, por meio da análise de três séries de streaming de viagem no tempo, a importância de um momento "certo" para inovações. Na fase ideacional, quase tudo pode ser imaginado, mas o desenvolvimento e a implementação de qualquer inovação serão confrontados com limitações sociais, econômicas e tecnológicas de um determinado tempo histórico. A série de streaming aborda inovações que foram possíveis no futuro, como em "Outlander", ou estabelecem um diálogo entre passado e futuro, como em "Viva de acordo com seu nome". A principal contribuição do artigo é alertar juízes e avaliadores sobre inovações à frente de seu tempo, e para a atualização permanente de possíveis, como condição cognitiva, ou seja, flexibilidade de pensamento.</p>2025-08-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Lisete Barlach