ARTIGO EM DESTAQUE

Creative Potential Measure for Organizations: Instrument Construction and Content Validity Evidences

  • Gabriela Fabbro Spadari
  • Tatiana de Cássia Nakano
  • Luísa Bastos Gomes
Palavras-chave: avaliação psicológica, construção de teste, validade de teste, criatividade nas organizações.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo criar uma escala para avaliar as características da criatividade no contexto organizacional, bem como realizar estudos iniciais de exploração das suas qualidades psicométricas. Para isso, realizou-se dois estudos. O primeiro teve como objetivo construir o instrumento a partir de entrevista com 10 líderes, gerentes e supervisores, a fim de conhecer as principais características da criatividade valorizadas no ambiente organizacional. Como resultado, 18 características foram selecionadas, originando 36 itens, ou seja, dois itens para cada caraterística. O segundo estudo buscou evidências de validade de conteúdo por meio da análise de juízes de conteúdo (kappa dos 5 juízes = 0,85; 0,94; 0,91; 0,97; 0,91), apontando resultados adequados em todos os itens, ressalta-se que nove deles passaram por outra rodada de avaliação, após modificações. Sugerimos que novos estudos sejam realizados com o instrumento, considerando outros critérios, bem como aqueles que visem a investigação da precisão.

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Biografia do Autor

Gabriela Fabbro Spadari

PhD student in Psychological Assessment, Capes Scholarship, PUC-Campinas.

Tatiana de Cássia Nakano

PhD, Professor of post-graduate studies in Psychology, PUC-Campinas.

Luísa Bastos Gomes

M.S. student in Psychlogical Assessment,  Cnpq Scholarship, PUC-Campinas.

Publicado
04-10-2021