O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A RECRIAI tem por missão promover e divulgar o conhecimento científico e técnico nas áreas da Criatividade e da Inovação, com o objetivo de ampliar o avanço do conhecimento sobre esses temas em países Ibero-americanos.

Assim sendo, procura publicar trabalhos aplicados as mais diversas áreas de saber, visando demonstrar as possibilidades multifacetadas de expressão da Criatividade e da Inovação. Portanto, trata-se de publicação multidisciplinar e aberta para a divulgação de trabalhos, pesquisas e experiências nas áreas das criatividade e inovação. 

Todos os interessados podem submeter seus trabalhos e publicar na RECRIAI, envolvendo taxa de despesas de editoração por artigo aceito para publicação no valor de duzentos reais (R$ 200,00). Para os associados da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação - CRIABRASILIS em dia com sua anuidade não existem taxas de publicação.

A RECRIAI aceita trabalhos nos idiomas português, inglês e espanhol.

- Categorias de trabalhos aceitos pela RECRIAI:

* Relato de pesquisa: Trabalhos originais, baseados em dados empíricos, apresentando as seções de introdução, método, resultados e discussão.

* Artigo teórico: Trabalhos que visem apresentar uma visão crítica sob um tema específico aplicado à criatividade e/ou inovação, baseando os argumento na literatura existente.

* Relato de experiência: Descrição de trabalho realizado com indivíduos, grupos ou organizações indicando um problema e uma maneira de solucioná-lo, baseando-se na literatura.

* Resenhas: Apreciação de livros ou coletâneas de relevância para a área da Criatividade e/ou Inovação), que tenham sido publicados recentemente (prazo máximo de 1 ano).

* Entrevistas de Destaque: entrevistas com indivíduos que tenham sido reconhecidos como trazendo contribuições para as áreas de criatividade e/ou inovação.

* História e Memória: Reimpressão trabalhos ou documentos de difícil acesso, no sentido de preservar a história e a memória de eventos realizados pela CRIABRASILIS.

* Ensaios artísticos ou fotográficos: ensaios visuais originais acompanhados de textos podem ser aceitos para publicação.

- Processo de Avaliação:

Os manuscritos que se enquadrarem nas categorias de trabalho descritas anteriormente passarão pelo seguinte processo de avaliação:

1) Encaminhamento dos Editores para dois membros do Conselho Editorial / ou consultores ad-hoc. Este processo envolve a revisão cega por pares, ou seja, a avaliação é feita pelos consultores e editores sem conhecimento da identidade dos autores.

2) Recepção dos pareceres pelos Editores, com recomendação para aceitação (com ou sem modificações) ou rejeição. No caso de aceitação, serão enviadas para os autores as cópias dos pareceres sobre o artigo, estabelecendo um prazo para envio das reformulações.

3) No caso de existir conflito entre pareceres, um aceitando o artigo e outro rejeitando, será buscado um terceiro revisor para desempate.

4) A versão final em pdf do artigo será enviada aos autores, primeiramente, para correções finais antes da publicação.

- Requisitos para submissão do artigo:

O artigo completo para submissão deverá conter:

1. Folha de rosto:

Deve estar separada do manuscrito em arquivo único, com nome completo do artigo em português e inglês e nome dos autores, formação acadêmica, filiação institucional e e-mail.

Agradecimentos devem vir no rodapé.

2. Texto do Artigo:

2.1. Folha com nome do artigo, em inglês e português, sem identificação dos autores.

2.2. Resumo (Português), Abstract (Inglês), Resumen (Espanhol). Tamanho de 100 a 150 palavras. As palavras-chave ou descritores deverão estar escritos em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula. Deverá conter de 3 a 5 palavras-chave que descrevam exatamente o conteúdo do trabalho.

2.3. Introdução. Contextualização do problema sob investigação, incluindo seus antecedentes históricos e declaração dos obetivos da investigação, oferecendo uma visão abrangente da pesquisa realizada.

2.4. Método. Descrição dos procedimentos realizados na pesquisa, incluindo informações consistentes sobre os participantes, instrumentos e procedimentos utilizados. Ao final desta seção, deverá constar uma clara afirmação quanto ao atendimento sobre os procedimentos éticos adotados e fornecer o número do processo aprovado pelo respectivo comitê.

2.5. Resultados. Apresentação dos resultados e análises mais importantes, que respondem aos objetivos da pesquisa.

2.6. Discussão. Interpretação e implicação dos resultados, discutidos à luz de outras investigações registradas na literatura. As limitações do estudo assim como sugestões para futuras pesquisas devem ser apontadas. Nesta seção devem ser incluídos a conclusão do trabalho e as considerações finais.

2.7. Referências. Formato APA, sendo pelo menos 30% delas obtidas nos últimos 5 anos.

- Tabelas e/ou ilustrações (em arquivo editável, nos formatos aceitos pela revista) inseridas no corpo do texto. Máximo de 3 tabelas e 3 ilustrações (figuras ou gráficos).

- Caberá aos autores inserir as figuras no texto em baixa resolução (72dpi extensão jpg ou tiff) e indicar o número de cada figura.

Os seguintes documentos deverão ser enviados separadamente no momento da submissão:

  1. Folha de Rosto;
  2. Texto do Artigo;
  3. Autorização para publicação;
  4. Conflito de Interesses;
  5. Concessão de direitos autorais.

Baixe os modelos de autorização para publicação, conflito de interesses e concessão de direitos autorais em:

https://recriai.emnuvens.com.br/revista/libraryFiles/downloadPublic/2

- Normas Editoriais:

Todos os manuscritos deverão ser encaminhados no formato APA, com fonte Times New Roman, tamanho 12, conter mínimo de 15 e máximo de 25 laudas, numeradas deste a primeira folha (canto inferior direito), com espaço duplo. O tamanho da folha deverá ser A4 com margens superior e inferior (2,5 cm), esquerda e direita (3 cm), e com a extensão doc.

Deverá ser anexada uma carta para a Comissão Editorial, apresentando o artigo, afirmando que se trata de trabalho original, que não foi submetido a nenhum outro local para publicação, e indicando em qual categoria de trabalho o manuscrito se insere.

Deve ser informado se o trabalho (em caso de pesquisa) foi avaliado pelo Comitê de Ética com os Seres Humanos (CONEP). Esta carta deve ser assinada por todos os autores do artigo.

Não deverão ser aceitas reproduções de documentos iconográficos publicadas em sites, livros, revistas ou periódicos, sem a expressa autorização do(s) autor(es) dos mesmos.

Envio de manuscritos

A submissão deve ser realizada exclusivamente via sistema (https://recriai.emnuvens.com.br/revista). O autor deve estar cadastrado como autor e na seção "Normas para Publicação", clicar no link “Fazer Nova Submissão".

Contato: revista_recriai@criabrasilis.org.br

Não será considerada qualquer outra forma de envio.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.