Edições anteriores

  • Revista RECRIAI nº 04 - EDIÇÃO ESPECIAL: Desenvolvimento de Talentos e Criatividade
    v. 2 n. 04 (2021)

    Prezado leitor, prezada leitora,

    É com satisfação que lhes apresento o número 4 do volume 2 da revista RECRIAI. Trata-se de um número especial sobre Desenvolvimento de Talentos e Criatividade, organizado por mim, que conta com a contribuição de autores brasileiros, portugueses e espanhóis. São cinco artigos, sendo quatro relatos de pesquisa e um de experiência, além de duas resenhas de livros. Os temas abordados nos artigos dizem respeito à (a) avaliação de crenças sobre criatividade por parte de adolescentes mediante construção e validação de uma escala, (b) análise das representações cognitivas de estudantes da educação superior sobre altas habilidades intelectuais, (c) avaliação da proposta pedagógica de um programa de enriquecimento escolar denominado Escolinha de Criatividade, (d) análise de uma psicóloga escolar sobre sua experiência envolvendo a implementação de uma intervenção em habilidades sociais com estudantes superdotados, e (e) investigação das características pessoais de mulheres consideradas altamente criativas. As resenhas versam sobre dois livros: Psicología de la creatividad.  Perspectivas contemporâneas, publicado na Espanha, e A gestão da criatividade: Cultivando a criatividade nas organizações, publicado no Brasil. Os textos tratam de temas atuais que certamente despertarão a curiosidade e o interesse dos leitores e leitoras desta revista, inspirando e estimulando-o/as a pensarem e executarem novos projetos, pesquisas e práticas. Desde já, convido-o/as a embarcarem nesta jornada!

    Denise Fleith (Organizadora)

     

    Os Editores agradecem a pesquisadora Denise Fleith pela organização desta Edição Especial!

    Como "artigo em destaque" esta edição inclui também: "Creative Potential Measure for Organizations: Instrument Construction and Content Validity Evidences", o qual apresenta uma escala desenvolvida com a finalidade de avaliar as características da criatividade no contexto organizacional.

    Sergio Fernando Zavarize - Editor-chefe

    Solange M. Wechsler - Co-editora

     

  • Revista RECRIAI nº 03
    v. 2 n. 03 (2021)

    Resultado de um amplo debate sobre o conhecimento científico realizado por pesquisadores, profissionais e docentes, a Revista RECRIAI, em sua terceira edição, vem contribuir com uma proposta sobre a Criatividade em diferentes contextos. O conhecimento é favorecido essencialmente pelos atores de uma comunidade científica, ou seja, pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais, resultado das relações estabelecidas por estes, entre o conhecimento acumulado e a produção do novo conhecimento. Neste sentido, essa edição apresenta como objetivo, a divulgação de estudos e métodos visando garantir o progresso da ciência e da sociedade no âmbito da Criatividade e da Inovação. Desejamos uma ótima leitura a todos! Prof. Dr. Sergio Fernando Zavarize.

  • Recriai nº 2 Revista RECRIAI nº 02 - Edição Especial
    v. 1 n. 02 (2020)

    Esse número da revista é composto por cinco artigos que enfocam as temáticas da criatividade e altas habilidades/superdotação. Dois dos estudos se focam especificamente na temática da criatividade. A contribuição de Bezerra, Roama-Alves e Azoni se foca na relação entre criatividade e leitura, investigada através de uma revisão de literatura e o segundo estudo, de autoria de Nakano, Fusaro e Batagin apresentam o percurso das pesquisas em criatividade, por meio de revisão de literatura nacional e internacional.

    No segundo foco, a criatividade é investigada dentro do contexto das altas habilidades/superdotação, em três estudos. O artigo de Piske discute sobre a importância da criatividade na educação dos superdotados, os fatores inibidores desse potencial e as estratégias educacionais para seu desenvolvimento. O artigo de Rondini apresenta a análise da superdotação criativo-produtiva em um artista plástico, reconhecendo a importância que determinados mentores exerceram para a manifestação do seu talento. Por fim, o estudo de Reis, Capellini e Brondino buscou investigar a  eficácia de dois instrumentos de autoavaliação, um de avaliação das altas habilidades/superdotação e outro de criatividade, como ferramentas a serem consideradas dentro de um processo avaliativo mais amplo.

    Espera-se que a leitura dos textos possa ampliar, ao leitor, a compreensão da criatividade como um construto abrangente, complexo e, cada vez mais relevante nos mais diferentes contextos.

    Tatiana de Cássia Nakano - Organizadora.

  • Capa_1 Revista RECRIAI nº 01
    v. 1 n. 01 (2020)

    Primeira Edição da Revista Ibero-Americana de Criatividade e Inovação.