Notícias

NOVA CHAMADA PARA SUMISSÕES

11-09-2020

NOVA CHAMADA PARA SUBMISSÕES:

É com grata satisfação que a Equipe Editorial da Revista RECRIAI - REVISTA IBERO-AMERICANA DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO, convida a todos os autores e pesquisadores da área para submissão de artigos inéditos, relatos de pesquisa, relatos de experiência, resenhas, entrevistas de destaque na área, história e memória e ensaios artísticos ou fotográficos.

Esta revista tem o formato de periódico online, apresenta acesso livre e está aberto a colaboradores da comunidade científica, sendo aceitos para publicação artigos em português, inglês e espanhol que devem atender às normas de publicação. A revista está em sua segunda edição, com periodicidade de publicação Semestral e é mantida pela Associação Brasileira de Criatividade e Inovação – CRIABRASILIS.  

Os interessados em enviar trabalhos poderão submetê-los via sistema, clicando na aba "Normas para Publicação" e em "Fazer nova submissão".

Participem!

Saiba mais sobre NOVA CHAMADA PARA SUMISSÕES

Edição Atual

v. 1 n. 02 (2020): Revista RECRIAI nº 02 - Edição Especial
Recriai nº 2

Esse número da revista é composto por cinco artigos que enfocam as temáticas da criatividade e altas habilidades/superdotação. Dois dos estudos se focam especificamente na temática da criatividade. A contribuição de Bezerra, Roama-Alves e Azoni se foca na relação entre criatividade e leitura, investigada através de uma revisão de literatura e o segundo estudo, de autoria de Nakano, Fusaro e Batagin apresentam o percurso das pesquisas em criatividade, por meio de revisão de literatura nacional e internacional.

No segundo foco, a criatividade é investigada dentro do contexto das altas habilidades/superdotação, em três estudos. O artigo de Piske discute sobre a importância da criatividade na educação dos superdotados, os fatores inibidores desse potencial e as estratégias educacionais para seu desenvolvimento. O artigo de Rondini apresenta a análise da superdotação criativo-produtiva em um artista plástico, reconhecendo a importância que determinados mentores exerceram para a manifestação do seu talento. Por fim, o estudo de Reis, Capellini e Brondino buscou investigar a  eficácia de dois instrumentos de autoavaliação, um de avaliação das altas habilidades/superdotação e outro de criatividade, como ferramentas a serem consideradas dentro de um processo avaliativo mais amplo.

Espera-se que a leitura dos textos possa ampliar, ao leitor, a compreensão da criatividade como um construto abrangente, complexo e, cada vez mais relevante nos mais diferentes contextos.

Tatiana de Cássia Nakano - Organizadora.

Publicado: 01-02-2021

Artigos

Ver Todas as Edições

BASES INDEXADAS