As atitudes dos professores de matemática em relação à Criatividade: uma análise exploratória

Autores

  • Hênio Delfino Ferreira de Oliveira Instituto Federal de Brasília – Brasil

Palavras-chave:

Formação Continuada; Práticas Inovadoras; Práticas Pedagógicas; Docentes.

Resumo

O objetivo deste estudo é refletir sobre as atitudes dos professores que ensinam Matemática em relação à criatividade, com base em estudos divulgados na plataforma ERIC. Para o mapeamento, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa a partir da busca de publicações que abordassem a relação entre criatividade e Matemática. Foram identificados 20 artigos publicados entre 2007 e 2022 que foram categorizados por afinidade. As publicações destacam a importância da formação continuada dos professores para o desenvolvimento da criatividade docente, apesar da reflexão sobre o tema ainda ser limitada. Também indicam limitações nas concepções de criatividade dos professores e nos fatores que influenciam seu desenvolvimento, incluindo características do sistema educacional e falta de experiência. Além disso, algumas publicações discutem fatores sociais que podem influenciar o desenvolvimento da criatividade, como a formação crítica dos professores e o suporte acadêmico e motivacional da família.

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Biografia do Autor

Hênio Delfino Ferreira de Oliveira, Instituto Federal de Brasília – Brasil

Mestre em Educação; Instituto Federal de Brasília – Brasil.

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Publicado

2023-10-16