Relação entre criatividade e otimismo: percepção de adultos

adult’s perception

Autores

  • Márcia Calixto dos Santos Centro Universitário Salesiano
  • Queila Guise Milian Teller Gibim Faculdade Anhanguera
  • Solange Muglia Wechsler Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas

Palavras-chave:

criatividade; otimismo; psicologia positiva

Resumo

A criatividade e o otimismo são características que potencializam os resultados e o desempenho das pessoas em diferentes ambientes e situações. Considerando a importância desses dois construtos, esta pesquisa objetivou investigar a percepção de adultos quanto à possível relação entre criatividade e otimismo. Participaram deste estudo 252 adultos (77% do gênero feminino), entre 18 e 69 anos (M=36,0; DP=13,8). Foi aplicado online um questionário de perguntas fechadas. As perguntas se referiam a características de pessoas criativas e otimistas e a relação entre estas características. Ter expectativas positivas quanto ao futuro (77%) e ser imaginativo (82%) foram as características mais associadas ao otimismo e à criatividade. Foi verificada uma relação entre otimismo e criatividade (36,5%) de acordo com a percepção da amostra analisada. Altos níveis de criatividade parecem ter relação com o otimismo, já que pessoas com esta característica tendem a assumir maiores riscos e buscar resoluções incomuns para os problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Calixto dos Santos, Centro Universitário Salesiano

Professora Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente e coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário Salesiano, Brasil.

Queila Guise Milian Teller Gibim, Faculdade Anhanguera

Professora Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Brasil.

Solange Muglia Wechsler, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas

Psicóloga, Mestrado e Doutorado pela University of Georgia (EUA) e pós-doutorado pelo Torrance Center of Creative Studies. Professora titular do Programa de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-02-20