Gênero e autopercepção das habilidades intelectuais e criativas

Autores

Palavras-chave:

Autopercepção; criatividade; inteligência; avaliação psicológica.

Resumo

A autopercepção das habilidades criativas pode influenciar o desempenho na vida em diferentes tipos de atividade. Este estudo investigou diferenças de gênero entre autopercepção e desempenho em habilidades intelectuais e criativas. A amostra foi composta por 126 participantes, 64 homens e 62 mulheres de 15 a 29 anos (M=17,25, DP=2,12). Utilizou-se a Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa – Adulta (BAICA), composta pelos testes de habilidade verbal, pensamento lógico, viso espacial, memória e criatividade, e um questionário de autopercepção que avaliava as mesmas habilidades. Os resultados pela Análise da Variância indicaram diferenças significativas entre gêneros na habilidade viso espacial e em sua autopercepção, com resultados superiores para o gênero masculino. Observou-se também diferenças na interação entre gênero e faixa etária na autopercepção de memória e de criatividade. Conclui-se sobre a importância do gênero e faixa etária na autopercepção das habilidades podendo influenciar o seu desempenho na vida real.

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Biografia do Autor

Gabriel Teixeira da Silva

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestrando do Programa de pós-graduação em Psicologia, Bolsista Reitoria.

Solange Muglia Wechsler, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Orientadora do Programa de pós-graduação em Psicologia.

Cíntia Canato Martins, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Mestranda do Programa de pós-graduação -em Psicologia, Bolsista CNPq.

Pedro Vanni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Mestrando do Programa de pós-graduação -em Psicologia, Bolsista CNPq.

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Publicado

2022-06-21