CRIATIVIDADE DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E NORMOVISUAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO

Autor/innen

  • Carolina Rosa CAMPOS Doutora em Psicologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Karina da Silva OLIVEIRA Doutora em Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Priscila ZAIA Doutora em Psicologia, Universidade São Francisco

Schlagworte:

Criatividade, Originalidade, Deficiência Visual

Abstract

O estudo comparativo entre populações com e sem deficiência é um tema relevante para o cenário científico atual. Ainda assim, nota-se uma lacuna importante no contexto nacional relacionada às potencialidades desses indivíduos. Diante disto, a presente investigação buscou compreender as possíveis diferenças na produção de respostas criativas entre um grupo de crianças com deficiência visual (n=30) e normovisuais (n=165) em uma tarefa de criatividade que envolve usos diferentes para um objeto. Os dados foram analisados por meio de frequência e porcentagem, indicando que os conteúdos mais comuns e compartilhados foram “sabores”, “colar/grudar”, “bolas”, “utilidades”, “lixo”, dentre outros. Os resultados apontaram para a ausência de diferença na qualidade das respostas dos grupos. Outros estudos devem ser realizados a fim de buscar maior compreensão sobre a temática.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Veröffentlicht

2021-05-25