Panorama do Ensino de Criatividade e Inovação no Brasil

Autores

  • Larissa A. Alexandrino de Azevedo Porto Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas
  • Solange Muglia Wechsler Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas

Palavras-chave:

criatividade; inovação; pós-graduação

Resumo

A criatividade e a inovação tem sido consideradas competências fundamentais para o século XXI. Sendo assim, objetivo deste estudo foi identificar instituições de ensino que oferecem Cursos de Especialização sobre criatividade e inovação no Brasil. Foi realizada uma busca com as palavraschaves “criatividade”, “inovação” e “criatividade e inovação” no site do Ministério da Educação e Cultura, resultando em 274 cursos analisados. Observou-se aumento na oferta de cursos sobre Inovação a partir do ano de 2010, sendo as regiões Sudeste e Sul os locais com mais cursos ofertados. Aproximadamente 76,6% dos cursos encontram-se ativos, sendo a maioria na modalidade de ensino presencial (83,21%) e de instituições de ensino privadas, concentrados na área de Ciências sociais, negócios e direito. Conclui-se um aumento no interesse por cursos na temática nos últimos anos e maior oferta das Instituições de Ensino de cursos voltado à inovação em detrimento aos de criatividade no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa A. Alexandrino de Azevedo Porto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas

Psicóloga, Mestranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas, Brasil.

Solange Muglia Wechsler, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas

Psicóloga, Mestrado e Doutorado pela University of Georgia (EUA) e pós-doutorado pelo Torrance Center of Creative Studies. Professora titular do Programa de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-02-19