Crenças acerca de Criatividade: mitos ou verdades? apresentação de uma escala de avaliação
Palavras-chave:
Criatividade; Crenças; Escala de avaliação; Contexto educativoResumo
O estudo da criatividade é, atualmente, da maior relevância; porém, persistem mitos acerca de criatividade e da pessoa criativa em diferentes populações, nomeadamente na Educação. Deste modo, é pertinente a construção de instrumentos de avaliação sobre a presença de crenças corretas e erradas, nomeadamente em contexto educativo, uma vez que não haverá ações corretas baseadas em falsas conceções. Face à escassez de instrumentos que avaliem as crenças, verdadeiras e falsas, face aos conceitos de criatividade e de professor e aluno criativos, propôs-se, neste estudo, a criação e validação em Portugal da Escala de Crenças sobre Criatividade em Contexto Educativo (ECC-CE) constituída por 25 itens. Utilizou-se uma amostra de 390 participantes. A análise fatorial verificou a existência de dois fatores (mitos e conceções corretas) com boa consistência interna, obtendo-se alphas de Cronbach de 0,84 e 0,76. O instrumento apresenta boas qualidades psicométricas, podendo contribuir para futuras investigações e práticas na área.