Relação entre criatividade figural e garra em adolescentes e adultos

Autores

Palavras-chave:

Criatividade Figural; Avaliação Psicológica; Garra; Evidências de Validade.

Resumo

Considerando-se que a criatividade é um potencial que se encontra presente em todos os indivíduos, o estudo buscou investigar a relação entre esse construto e a garra, em adolescentes e adultos, como parte dos estudos voltados à investigação das evidências de validade com base em variáveis externas do tipo divergente de um teste de avaliação da criatividade. A amostra foi composta por 138 participantes, com idades entre 18 e 58 anos (M = 22,7; DP = 7,8), 78,2% do sexo feminino, com ensino superior. Os participantes responderam ao Teste de Criatividade Figural versão adolescentes e adultos (TCF-AA) e a Escala de Avaliação da Garra versão internacional em língua portuguesa (EAGRIT-LP). Os resultados, comparados por meio da correlação de Spearman, indicaram ausência de correlações significativas entre os dois construtos. As evidências de validade investigadas foram confirmadas visto que, no presente estudo, criatividade e a garra não se mostram construtos relacionados.

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Biografia do Autor

Tatiana de Cassia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Brasil

Doutora em Psicologia. Docente do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5720-8940.

Gabriela Fodor Filócomo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Brasil

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista de iniciação científica Pibic/CNPq. Orcid: https://orcid.org/0009-0009-6901-4463.

Giovanna Martins Souza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Brasil

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista de iniciação científica Fapic. Orcid: https://orcid.org/0009-0004-8251-4810.

Nina Pacola Ius, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Brasil

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista de iniciação científica Fapic. Orcid: https://orcid.org/0009-0009-2599-1318.

Paloma do Nascimento Vilvert, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Brasil

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista de iniciação científica Fapic. Orcid: https://orcid.org/0009-0009-0657-8720.

Luana Conte Zanardo

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista de iniciação científica Fapic. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4741-2347.

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Publicado

2025-03-18