O pensamento criativo como estratégia competitiva das empresas: uma abordagem teórica
Palavras-chave:
Criatividade; Inovação; Pensamento Criativo; Estratégia Competitiva.Resumo
A criatividade constitui um elemento central na diferenciação empresarial e na construção de vantagens competitivas. Adotada como um fator crucial para a gestão estratégica, possibilita às empresas não apenas o desenvolvimento de soluções inovadoras, mas também a capacidade de enfrentar desafios num ambiente em constante transformação. O presente artigo explora o contexto histórico, as técnicas, os métodos e as aplicações do pensamento criativo nos domínios académico e empresarial, destacando a sua relevância para a inovação, a adaptação e a resiliência organizacional. São analisadas as relações entre criatividade e inovação, bem como as ferramentas e metodologias que estimulam a criatividade no contexto organizacional. O objetivo é identificar oportunidades para investigação futura, destacando a importância da promoção de ambientes criativos e inovadores, e sensibilizar os decisores para uma realidade que deverá passar de implícita para explícita.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.