O pensamento criativo como estratégia competitiva das empresas: uma abordagem teórica
Parole chiave:
Criatividade; Inovação; Pensamento Criativo; Estratégia Competitiva.Abstract
A criatividade constitui um elemento central na diferenciação empresarial e na construção de vantagens competitivas. Adotada como um fator crucial para a gestão estratégica, possibilita às empresas não apenas o desenvolvimento de soluções inovadoras, mas também a capacidade de enfrentar desafios num ambiente em constante transformação. O presente artigo explora o contexto histórico, as técnicas, os métodos e as aplicações do pensamento criativo nos domínios académico e empresarial, destacando a sua relevância para a inovação, a adaptação e a resiliência organizacional. São analisadas as relações entre criatividade e inovação, bem como as ferramentas e metodologias que estimulam a criatividade no contexto organizacional. O objetivo é identificar oportunidades para investigação futura, destacando a importância da promoção de ambientes criativos e inovadores, e sensibilizar os decisores para uma realidade que deverá passar de implícita para explícita.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.