O pensamento criativo como estratégia competitiva das empresas: uma abordagem teórica

Autor/innen

  • Elói Jorge
  • Sara Teixeira

Schlagworte:

Criatividade; Inovação; Pensamento Criativo; Estratégia Competitiva.

Abstract

A criatividade constitui um elemento central na diferenciação empresarial e na construção de vantagens competitivas. Adotada como um fator crucial para a gestão estratégica, possibilita às empresas não apenas o desenvolvimento de soluções inovadoras, mas também a capacidade de enfrentar desafios num ambiente em constante transformação. O presente artigo explora o contexto histórico, as técnicas, os métodos e as aplicações do pensamento criativo nos domínios académico e empresarial, destacando a sua relevância para a inovação, a adaptação e a resiliência organizacional. São analisadas as relações entre criatividade e inovação, bem como as ferramentas e metodologias que estimulam a criatividade no contexto organizacional. O objetivo é identificar oportunidades para investigação futura, destacando a importância da promoção de ambientes criativos e inovadores, e sensibilizar os decisores para uma realidade que deverá passar de implícita para explícita.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Elói Jorge

Doutor em Análise Económica e Estratégia Empresarial; RGEAF – Research Group in Economic Analysis, Universidad de Vigo, Campus Lagoas-Marcosende, Spain.

Sara Teixeira

Doutora em Comunicação; CEOS.PP, ISCAP, Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

Veröffentlicht

2025-06-24