Criatividade e Superdotação

Autores

  • Fernanda Hellen Ribeiro Piske

Palavras-chave:

Superdotados; Criatividade; Escola.

Resumo

A criatividade é um fenômeno que muitos especialistas consideram essencial para o século XXI.  Sendo assim, este artigo busca enfatizar a importância da criatividade no ensino de superdotados, bem como a necessidade de práticas educacionais para que este atributo seja desenvolvido. Para além de atividades criativas, também é fundamental considerar uma abordagem de ensino que inclua os aspectos motivacionais, pessoais, sociais e emocionais vinculados à criatividade. Reforça-se que a bagagem do conhecimento na área de interesse do superdotado é essencial para que estes estudantes possam produzir suas invenções e criações. Neste sentido, é premente haver a capacitação docente para proporcionar aos estudantes superdotados aulas criativas e inovadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Hellen Ribeiro Piske

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); realizou parte de seu Doutorado no Instituto “Gifted Education Research and Resource Institute (GERI)”, na Purdue University, West Lafayette, Indiana, Estados Unidos.

Downloads

Publicado

2021-02-01