Escala de rastreio de características artísticas do estudante com superdotação criativo-produtiva

Autores

  • Carina Alexandra Rondini

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação; Instrumento de Identificação; Pensamento Criativo Divergente.

Resumo

Com o objetivo de expor comportamentos da superdotação criativo-produtiva, pouco apreciada no contexto escolar tradicional, este trabalho alicerçou-se nas Características Artísticas da SRBCSS-III, refletidas à luz de passagens da vida escolar de um artista plástico que já expos suas obras em mais de 40 países. Disléxico, desempenho acadêmico abaixo da média, comportamento social controverso e interesses artísticos duvidosos (o grafite), esse aluno não teria saído do ostracismo se não fosse a compreensão do que é um desempenho superior e intervenção positiva de seu professor de Artes, possibilitando que galgasse da posição de vândalo pichador de paredes a artista plástico surrealista de obras com personagens nonsense grafitados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Alexandra Rondini

Pós-doutorado em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade de Purdue/USA; docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de São José do Rio Preto.

Downloads

Publicado

2021-02-01