Altas Habilidades/Superdotação e Criatividade em estudantes do ensino médio: identificação por instrumentos de autoavaliação?
Palavras-chave:
Altas habilidades; Superdotação; Criatividade; Adolescentes.Resumo
A identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) do tipo produtivo-criativo é dificultada em razão de poucos instrumentos que investiguem aspectos de sua condição. Este estudo objetivou verificar, dentre um grupo de estudantes do ensino médio, aqueles com e sem indicadores de superdotação, bem como sua personalidade criativa, a partir de instrumentos de autoavaliação. Participaram 53 estudantes de escolas públicas com média de 15,8 anos de idade. Foram utilizados o Questionário para Identificação de Indicadores de AH/SD – Aluno e a Escala de Personalidade Criativa. A análise dos dados decorreu do agrupamento pelo método não hierárquico das k-médias. Os resultados mostram que o cluster 2 agrega estudantes sem indicadores de AH/SD e o cluster 3 àqueles com indicadores de AH/SD e com personalidade criativa, todavia, o N do cluster 3 parece superestimado. Consideram-se que instrumentos de autoavaliação podem ser efetivos quando utilizados como complementares em uma avaliação multimodal.