Altas Habilidades/Superdotação e Criatividade em estudantes do ensino médio: identificação por instrumentos de autoavaliação?

Autores

  • Verônica Lima dos Reis
  • Vera Lucia Messias Fialho Capellini
  • Nair Cristina Margarido Brondino

Palavras-chave:

Altas habilidades; Superdotação; Criatividade; Adolescentes.

Resumo

A identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) do tipo produtivo-criativo é dificultada em razão de poucos instrumentos que investiguem aspectos de sua condição. Este estudo objetivou verificar, dentre um grupo de estudantes do ensino médio, aqueles com e sem indicadores de superdotação, bem como sua personalidade criativa, a partir de instrumentos de autoavaliação. Participaram 53 estudantes de escolas públicas com média de 15,8 anos de idade. Foram utilizados o Questionário para Identificação de Indicadores de AH/SD – Aluno e a Escala de Personalidade Criativa. A análise dos dados decorreu do agrupamento pelo método não hierárquico das k-médias. Os resultados mostram que o cluster 2 agrega estudantes sem indicadores de AH/SD e o cluster 3 àqueles com indicadores de AH/SD e com personalidade criativa, todavia, o N do cluster 3 parece superestimado. Consideram-se que instrumentos de autoavaliação podem ser efetivos quando utilizados como complementares em uma avaliação multimodal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Lima dos Reis

Pós-Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem; Doutorado em Educação Escolar; Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Bauru – Brasil.

Vera Lucia Messias Fialho Capellini

Professora Adjunta; Departamento de Educação. Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem; Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Bauru – Brasil.

Nair Cristina Margarido Brondino

Professora Assistente Doutora. Departamento de Matemática. Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Bauru. – Brasil.

Downloads

Publicado

2021-02-01