Programa de desenvolvimento de habilidades sociais com estudantes superdotados: relato de experiência de uma psicóloga escolar

  • Clarissa Nogueira Borges
Palavras-chave: Altas habilidades/superdotação; Habilidades sociais; Psicólogo escolar; Atendimento educacional especializado.

Resumo

Os modelos teóricos contemporâneos consideram as altas habilidades como resultantes da interação de diversos fatores, como habilidades específicas, características de personalidade, criatividade, motivação e influência do ambiente familiar e escolar. Essa concepção evidencia a necessidade de os programas de atendimento ao superdotado adotarem estratégias que favoreçam o desenvolvimento de aspectos cognitivos e psicossociais. Nessa perspectiva, o objetivo deste artigo é relatar a experiência de um programa para desenvolvimento de habilidades sociais, direcionado a adolescentes superdotados. Também são discutidas possibilidades de atuação do psicólogo escolar que contribuam para o desenvolvimento psicológico saudável dos estudantes com altas habilidades e para o desenvolvimento de seus talentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Nogueira Borges

Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Publicado
04-10-2021