Creativity’s guidelines: building creative thinking

Autores

  • Felipe Zamana Universidade Fernando Pessoa
  • Teresa Toldy Universidade Fernando Pessoa

Palavras-chave:

creativity; definitions of creativity; elements of creativity; dimensions of creativity.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo estabelecer o que se entende por criatividade, partindo de antigos conceitos e definições. Para tal, exploraram-se os sentidos da criatividade, ou seja, os principais elementos que a compõem. Optou-se por explorar mais a fundo a definição das Dimensões da Criatividade de Rhodes (1961), mais conhecida como os 4 Ps da criatividade. Ela se divide em quatro dimensões que orientam as definições de criatividade na atualidade, sendo elas: Person, Process, Product e Press. A dimensão da pessoa criativa tem em conta seus valores, emoções, hábitos e comportamentos; a do processo criativo considera a percepção, imaginação, motivação, aprendizado, comunicação e pensamento criativo; a do produto criativo aborda ideias, descobertas, artes e teorias; e a das influências ambientais e culturais envolve a educação e a cultura. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Zamana, Universidade Fernando Pessoa

Mestre em Criatividade e Inovação, Universidade Fernando Pessoa.

Teresa Toldy, Universidade Fernando Pessoa

Pós-doutorado em Ciências Sociais. Universidade Fernando Pessoa.

Downloads

Publicado

2020-02-19