Mutismo Seletivo e Deficiência Intelectual: um estudo de caso sobre o desafio do uso da tecnologia como forma inovadora de tratamento
Palavras-chave:
Mutismo Seletivo; Tecnologia; Inovação; Tratamento; Comorbidades.Resumo
O Mutismo Seletivo (MS), é definido pelo DSM-5 -TR, como um transtorno de ansiedade, que impede indivíduos de se comunicarem socialmente; podendo existir outras comorbidades associadas ao transtorno, tal como a deficiência intelectual. O objetivo deste estudo de caso é apresentar o uso de avatares no tratamento do MS. Neste estudo será apresentado um estudo de caso foi utilizado o aplicativo AR Zone Samsung, em sessões de psicoterapia, com uma paciente do sexo feminino, com 17 anos de idade, diagnosticada com MS e deficiência intelectual. Avatares podem reproduzir fielmente o rosto humano permitindo que escolhas sejam feitas. Foram realizadas 12 sessões psicológicas com resultados eficazes através do uso de avatares como facilitadores da comunicação no tratamento do MS. Os resultados obtidos nesta intervenção, permitem entendimentos relacionados ao uso da tecnologia, mostrando sua eficácia para o tratamento do MS.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.