Relações entre Criatividade e Leitura: uma revisão integrativa
Resumo
O presente trabalho objetivou investigar as relações entre criatividade e leitura por meio da metodologia de revisão integrativa de literatura. Em quatro bases de dados (Scielo, Pepsic, PubMed, Eric) foram buscadas as seguintes combinações de descritores: “criatividade e leitura” e “criatividade e habilidades de leitura”. Dos 2.418 artigos encontrados, nove foram selecionados. Observou-se prevalência de trabalhos em duas áreas temáticas: (a) leitura e criatividade como aspecto literário, artístico, emocional (n = 3); (b) leitura e criatividade associados a cognição (n = 5); ambos os campos (n = 1). A maioria dos estudos foi quantitativo (n = 5), transversal (n = 6), com amostras amplas (n = 8) e com crianças e adolescentes (n = 6). Todas as pesquisas evidenciaram positiva relação da criatividade com a leitura, desde correlações significativas fracas até associações consolidadas por meio do lúdico e da construção do pensamento crítico e criativo pela leitura.