Relações entre Criatividade e Leitura: uma revisão integrativa

Autores

  • Roberta Louíse Mariano Bezerra
  • Rauni Jandé Roama-Alves
  • Cíntia Alves Salgado Azoni

Resumo

O presente trabalho objetivou investigar as relações entre criatividade e leitura por meio da metodologia de revisão integrativa de literatura. Em quatro bases de dados (Scielo, Pepsic, PubMed, Eric) foram buscadas as seguintes combinações de descritores: “criatividade e leitura” e “criatividade e habilidades de leitura”. Dos 2.418 artigos encontrados, nove foram selecionados. Observou-se prevalência de trabalhos em duas áreas temáticas: (a) leitura e criatividade como aspecto literário, artístico, emocional (n = 3); (b) leitura e criatividade associados a cognição (n = 5); ambos os campos (n = 1). A maioria dos estudos foi quantitativo (n = 5), transversal (n = 6), com amostras amplas (n = 8) e com crianças e adolescentes (n = 6). Todas as pesquisas evidenciaram positiva relação da criatividade com a leitura, desde correlações significativas fracas até associações consolidadas por meio do lúdico e da construção do pensamento crítico e criativo pela leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Roberta Louíse Mariano Bezerra

Psicóloga, Mestre em Psicologia; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Brasil.

Rauni Jandé Roama-Alves

Psicólogo, Doutor em Psicologia; Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) – Brasil.

Cíntia Alves Salgado Azoni

Fonoaudióloga, Doutora em Ciências Médicas; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Brasil.

Publicado

2021-02-01