Criatividade e Educação: O estado da arte nas publicações brasileiras
Schlagworte:
Criatividade, educação, psicologia, professores.Abstract
O presente estudo buscou investigar o estado da arte de criatividade e educação no Brasil entre os anos de 2014-2021. As bases de dados utilizadas foram a SciELO e PePSIC (para artigos), e a CAPES (para teses e dissertações). Foram analisados 123 estudos, e a maior parte utilizou crianças (32%) e professores (61%) como amostra. Prevaleceram os estudos empíricos (59%) em detrimento dos teóricos (41%). O ano com mais publicações foi 2015 (n=22). Os temas mais estudados relacionaram-se com o desenvolvimento da criatividade (28%) e com o professor criativo (22%). Houve predominância do uso de testes (18%), sendo os mais utilizados o Teste de Torrance (22%) e o Teste de Criatividade Figural Infantil (16%) Concluiu-se que houve um crescimento de estudos sobre o tema ao longo destes oito anos, porém, observou-se a falta de estudos que investiguem o tema em amostras minoritárias e em espaços de educação não formais.