Criatividade e Educação: O estado da arte nas publicações brasileiras

Autor/innen

Schlagworte:

Criatividade, educação, psicologia, professores.

Abstract

O presente estudo buscou investigar o estado da arte de criatividade e educação no Brasil entre os anos de 2014-2021. As bases de dados utilizadas foram a SciELO e PePSIC (para artigos), e a CAPES (para teses e dissertações). Foram analisados 123 estudos, e a maior parte utilizou crianças (32%) e professores (61%) como amostra. Prevaleceram os estudos empíricos (59%) em detrimento dos teóricos (41%). O ano com mais publicações foi 2015 (n=22). Os temas mais estudados relacionaram-se com o desenvolvimento da criatividade (28%) e com o professor criativo (22%). Houve predominância do uso de testes (18%), sendo os mais utilizados o Teste de Torrance (22%) e o Teste de Criatividade Figural Infantil (16%) Concluiu-se que houve um crescimento de estudos sobre o tema ao longo destes oito anos, porém, observou-se a falta de estudos que investiguem o tema em amostras minoritárias e em espaços de educação não formais.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Júlia Reis Negreiros

Psicóloga, Mestranda em Psicologia pelo programa de pós-graduação stricto sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP.

Maria Julia Scarparo

Psicóloga, Mestranda em Psicologia pelo programa de pós-graduação stricto sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP.

Solange Muglia Wechsler

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela University of Georgia (EUA) e Pós Doutora pelo Torrance Center of Creative Studies. Docente permanente do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP.

Gabriel Teixeira da Silva

Psicólogo, Mestre em Psicologia pelo programa de pós-graduação stricto sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP.

Veröffentlicht

2022-07-22