A influência da idade na cotação de originalidade em um teste de criatividade figural

Autor/innen

Schlagworte:

Avaliação; Evidências de validade; Teste Psicológico.

Abstract

Como parte do processo de investigação das qualidades psicométricas de um instrumento para avaliação da criatividade figural, disponível para avaliação infantil e em estudo de ampliação da sua faixa etária de uso, o presente estudo foi conduzido. Com o objetivo de verificar se a característica de originalidade, ou seja, se a lista de respostas comumente fornecida pelos participantes varia de acordo com a idade da amostra, dois grupos, um composto por crianças e outra por adultos tiveram suas respostas, a um teste de criatividade figural, analisadas em termos de frequência. O levantamento das respostas comuns (fornecidas por mais de 5% da amostra) indicou que, apesar da presença de respostas iguais nos dois grupos, a maior parte delas é considerada comum em apenas uma das amostras. Tal resultado confirma a necessidade de elaboração do crivo de correção de originalidade de acordo com as respostas fornecidas pelo público-alvo.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Tatiana de Cassia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora. Docente do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista produtividade 2 CNPq.

Giovanna Julia Fusaro, Pontíficia Universidade Católica de Campinas

Graduanda em Psicologia pela Pontíficia Universidade Católica de Campinas. Bolsista de iniciação científica FAPESP (processo 2022/12078-3).

Isabella Wonsik Cano, Pontíficia Universidade Católica de Campinas

Graduanda em Psicologia pela Pontíficia Universidade Católica de Campinas. Bolsista de iniciação científica FAPESP (processo 2022/12020-5).

Lais Rovina Batagin, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista de iniciação científica FAPESP (processo 2021/06366-3).

Isabel Cristina Camelo de Abreu, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Psicóloga. Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista CNPq.

Veröffentlicht

2023-01-20