A influência da idade na cotação de originalidade em um teste de criatividade figural
Palavras-chave:
Avaliação; Evidências de validade; Teste Psicológico.Resumo
Como parte do processo de investigação das qualidades psicométricas de um instrumento para avaliação da criatividade figural, disponível para avaliação infantil e em estudo de ampliação da sua faixa etária de uso, o presente estudo foi conduzido. Com o objetivo de verificar se a característica de originalidade, ou seja, se a lista de respostas comumente fornecida pelos participantes varia de acordo com a idade da amostra, dois grupos, um composto por crianças e outra por adultos tiveram suas respostas, a um teste de criatividade figural, analisadas em termos de frequência. O levantamento das respostas comuns (fornecidas por mais de 5% da amostra) indicou que, apesar da presença de respostas iguais nos dois grupos, a maior parte delas é considerada comum em apenas uma das amostras. Tal resultado confirma a necessidade de elaboração do crivo de correção de originalidade de acordo com as respostas fornecidas pelo público-alvo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Tatiana de Cassia Nakano, Giovanna Julia Fusaro, Isabella Wonsik Cano, Lais Rovina Batagin, Isabel Cristina Camelo de Abreu
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.