O uso das tic’s e a criatividade infantil: percepções de pais e professores

Autores

Palavras-chave:

desenvolvimento criativo; parentalidade criativa; estilos parentais.

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de pais e professores sobre o uso das TIC’s e criatividade. A pesquisa foi dividida em Estudo 1 e 2, sendo 14 participantes pais e seis professores. Foi aplicado um questionário sociodemográfico e de uso das TIC’s, clima para a criatividade em sala de aula e a Escala de Estilos Parentais Criativos (EPC). A análise apontou que ambos percebem as TIC’s como efetivas, sendo suporte, a valorização da produção infantil e o apoio emocional aspectos importantes para a expressão criativa. A dificuldade de apropriação das ferramentas e habilidades pessoais infantis demonstram as limitações. Em relação a EPC, a baixa pontuação em Controle Punitivo e alta pontuação em Apoio Emocional e Originalidade refletem o exercício da parentalidade flexível e a estimulação da criatividade. Por fim, os dados devem ser compreendidos com cautela e estudos com amostras maiores e análises comparativas são indicadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Isadora Checchio Lucatto

Estudante de Psicologia; Universidade Federal do Triângulo Mineiro – Brasil.

Carolina Rosa Campos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – Brasil

Professora Adjunta do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – Brasil.

Publicado

2024-01-29